No ano passado foram passadas 428 multas por excesso de velocidade em Lisboa. A autarquia vai colocar 120 câmaras de vigilância nos semáforos e reforçar o número de radares.
Além de querer é reduzir a velocidade de circulação, a Câmara de Lisboa pretende também melhorar a mobilidade rodoviária e vai penalizar o estacionamento em segunda fila, segundo avança o “Diário de Notícias”.
O vereador com o pelouro da mobilidade disse ao jornal que a intenção não é multar os condutores, mas apelar ao seu bom senso e cuidado. Miguel Gaspar garantiu que antes de se chegar à zona onde estarão os equipamentos haverá alertas para o limite de velocidade. E em alguns não é certo que o controlo de velocidade esteja a funcionar.
"Queremos que tenham um efeito dissuasor para que exista segurança rodoviária. Por isso vão surgir alertas de "por favor abrande" e só a seguir é que surgem os radares das contraordenações", explicou o responsável pela área da mobilidade lisboeta."
O autarca não quis avançar os locais, mas lembrou que os maiores problemas ocorrem em eixos como a Segunda Circular, a via com mais acidentes, mortos e feridos graves; o Eixo Norte-Sul e a Avenida Infante Dom Henrique.
A câmara tem previsto um investimento de cinco milhões em semáforos e sistemas de vigilância.