“A equipa médica informa que o pós-operatório do Papa Francisco decorre de forma regular”, avança um breve comunicado publicado este domingo pela Santa Sé.
O Santo Padre “continua sem febre e hemodinamicamente estável; fez fisioterapia respiratória e continuou a mobilizar-se”, refere a nota do Vaticano.
A declaração do diretor da Sala de Imprensa acrescenta que durante a manhã deste domingo, o Papa acompanhou a Santa Missa em direto pela televisão e recebeu a Eucaristia.
Depois, dirigiu-se à pequena capela do apartamento privado do Hospital Gemelli, onde se recolheu em oração para a recitação do Angelus.
Matteo Bruni acrescenta que Francisco almoçou no apartamento privado, “juntamente com os que o assistem nestes dias de internamento (médicos, auxiliares de saúde, enfermeiros, auxiliares e pessoal do Corpo de polícia)”.
Apesar de, neste domingo, o Papa não ter aparecido à janela do seu quarto, para rezar o Angelus, dezenas de fiéis de paróquias vizinhas reuniram-se nos jardins do Hospital para o acompanhar na oração, associando-se assim em espírito, como o próprio Francisco tinha pedido no sábado.
Francisco está internado no Hospital Universitário Gemelli, em Roma, a recuperar de uma operação a uma hérnia na zona abdominal. A cirurgia foi realizada na quarta-feira, 7 de junho.