Veja também:
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
A Cáritas de Lisboa continua a ajudar várias instituições que, diz, "estão a fazer um trabalho absolutamente notável, excedendo-se para não abandonarem quem mais precisa, numa hora de particular aperto".
Nesse sentido, a organização católica entregou 40 mil euros à Comunidade Vida e Paz "para cobrir as necessidades de um mês de serviço", numa parceria com uma cadeia de supermercados. Esta instituição apoio cerca de 450 pessoas em situação de sem-abrigo.
Também doou 40 mil euros ao Banco Alimentar Contra a Fome que recebe alimentos para os distribuir por 380 Instituições Particulares de Solidariedade Social.
Outro beneficiário foi o ReFood que recebeu 25 mil euros, "para que possa continuar a assegurar apoio alimentar enquanto os restaurantes estão fechados". Recorde-se, que este movimento aproveita os desperdícios alimentares, distribuindo os excedentes em 46 mil refeições por mês, em todo o país.
A cinco paróquias do Patriarcado de Lisboa, "que habitualmente fornecem refeições a um total de 1.382 pessoas diariamente, houve um reforço de 41 mil 460 euros".
A Cáritas de Lisboa aproveita ainda dizer que "estamos solidários com todos os colaboradores e voluntários que se desmultiplicam na sua missão de fazer o bem, bem feito".
Na sua mensagem, este organismo reconhece estar "particularmente atento ao desenrolar da situação nos contornos de incerteza que conhecemos. Fá-lo, casando donativos com necessidades, procurando parcerias que potenciem o esforço de todos para que ninguém fique desamparado".
E acrescenta que tudo o que faz é "sobretudo com enorme esperança, pois vivemos da certeza que em todas as circunstâncias, até nas mais difíceis, se manifestam surpreendentemente o amor e a misericórdia de Deus".
E faz também "com imensa gratidão por todos aqueles que generosamente já estão a contribuir com donativos, quer em espécie, quer financeiros, para que a Cáritas possa estender a sua ajuda não só hoje, como nos próximos meses".
"Todos podemos ser úteis", garante, mesmo que estejamos em casa. E justifica, "estamos em isolamento, mas não fechados num egoísmo auto-referencial".
Deixa um apelo a todos os que puderem, no sentido de fazerem um donativo para que a Cáritas de Lisboa possa continuar a sua missão.
Esse donativo deve ser enviado para o NIB da Cáritas que é o seguinte: 0033.0000.5005.7111.7070.5
Mais informações podem ser encontradas em www.caritaslisboa.pt ou pelo telefone 925 401 408.