Os laboratórios de análises clínicas Germano de Sousa, alvo de um ataque informático na semana passada, deverão reabrir esta terça-feira no Norte, adiantou à Renascença o administrador da empresa.
Já em Lisboa a reabertura está prevista para quinta-feira.
José Germano de Sousa explica que o problema está resolvido, mas para evitar riscos acrescidos, a retoma está a ser faseada.
“Trabalhamos sobre vários servidores e, por isso, com velocidades diferentes de resolução e de reconstrução do sistema”, explicou.
De acordo com o grupo Germano de Sousa, o ciberataque, ocorrido na madrugada de quinta-feira passada foi "deliberado e criminoso com o objetivo de causar danos e perturbações à sua atividade e aos seus doentes".
Quanto ao impacto desta paragem no reporte diário de novos casos de Covid-19, o médico tinha já garantido que o atraso foi resolvido e os dados em falta repostos.
"A nível nacional poder ter havido um período em que 15% dos novos casos não foram reportados, mas a partir deste dia, os doentes já foram fazer testes a outros laboratórios e, portanto, a retenção já não está resolvida", esclarece.
Foi o terceiro caso conhecido nessa semana, após o da Vodafone e o da Trust in News, empresa detentora da revista "Visão" e de outras 14 marcas de informação.