O ministro da Saúde britânico, Sajid Javid, informou este sábado que testou positivo ao SARS-CoV-2, apesar de ter recebido as duas doses da vacina contra a Covid-19. O governante apresenta sintomas ligeiros.
Num vídeo partilhado na conta pessoal da rede social Twitter, Javid afirma que na noite de sexta-feira começou a sentir-se "sonolento" e, por isso, esta manhã fez um teste de antígeno, cujo resultado foi positivo. Já depois do primeiro teste optou por fazer um segundo de PCR, para o qual agurada ainda resultado.
"Felizmente, tomei as duas doses e os sintomas são leves", disse Javid, que pediu aos britânicos que "se vacinassem, se ainda não o fizeram".
"Se todos fizerem a sua parte, não apenas se protege a si mesmo e aos seus, mas também protege o NHS [o sistema de saúde público britânico], e ajuda a preservar o nosso modo de vida", disse.
O anúncio de Javid ocorre numa altura em que as infeções diárias pelo novo coronavírus no Reino Unido ultrapassam os 50.000 casos pela primeira vez desde 15 de janeiro, devido à variante delta, mais transmissível.
Embora o número de infetados continue a aumentar, o Governo britânico suspenderá as últimas restrições legais na próxima segunda-feira e o uso de máscaras deixa de ser obrigatório, medida que a comunidade científica critica.