Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
Rui Palavra é o presidente da Ovarense Basquetebol e, em entrevista a Bola Branca, dá conta do estado de "ansiedade" que se vive na cidade com a perspetiva do levantamento da cerca sanitária, imposta há um mês, como forma de conter a propagação do novo coronavírus.
O dirigente confessa que este tem sido um tempo que "afeta mentalmente" e de seguida atira, "em jeito de brincadeira", que os ovarenses têm vivido "em prisão domiciliária". Contudo, e perante a hipótese de nas próximas horas terminar o estado de calamidade no concelho, é preciso, sublinha, reforçar que "o perigo continua" e deixar um alerta às pessoas para que não tentem "recuperar rapidamente" o tempo já passado em suas casas.
Rui Palavra manifesta, ainda, o desejo de que "tudo corra bem". Um desejo alicerçado numa "esperança" de que todos olhem "o mundo de forma diferente", no futuro.
Desporto parado e campeonato de basquetebol sem campeão
Ovar é a casa de uma das equipas históricas do basquetebol nacional, a Ovarense. Depois da paragem de todas as competições e eventos desportivos, defende o presidente do emblema vareiro, este é o momento para se começar a olhar "para a próxima época".
Neste contexto, defende que após esta temporada "atípica", no principal campeonato da modalidade, não deve existir "atribuição de campeão". Rui Palavra argumenta que ainda se estava na fase regular e que várias equipas poderiam disputar o 1.º lugar, que é ocupado pelo Sporting.
Assim, e na sequência desta ideia, o dirigente também admite que sem campeão "não fará sentido haver Supertaça" no início da próxima época. Considerações de Rui Palavra, numa altura em que ainda não foram tomadas decisões sobre como proceder. É expectável que na próxima semana, a Federação Portuguesa de Basquetebol anuncie alguma determinação, após reunião que está em agenda.
Já sobre as equipas que competirão internacionalmente nas provas europeias, sustenta o presidente da Ovarense, terá de ser a Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), organismo que superintende a modalidade a nível mundial, a estabelecer "o escalonamento" dos que poderão participar.