A PSP apreendeu mais de 20 mil artigos pirotécnicos e uma tonelada de produtos explosivos/matérias perigosas, nos distritos de Braga e Aveiro, no âmbito da operação “Pyro Control”, informou aquela força policial, esta sexta-feira.
Em comunicado, a PSP refere que a operação, que está a decorrer desde segunda-feira, visa fiscalizar os operadores económicos e cidadãos com atividade naquela área.
A PSP fez duas ações de fiscalização nos distritos de Aveiro e Braga que visaram oficinas pirotécnicas com atividade de fabrico, comércio e lançamento de fogo-de-artifício cuja autorização de exercício da atividade foi recentemente revogada, com a consequente obrigação legal de encerrar as instalações e proceder à alienação ou destruição de todos os produtos explosivos.
No âmbito das fiscalizações foram apreendidos 230 quilos de pólvora, 3.080 metros de cordão detonante, balonas e 21.071 unidades de fogos de artificio, 165 quilos de metais em pó e 650 quilos de matérias comburentes.
Foram registados dois autos de notícia pela prática do crime de desobediência, tendo duas pessoas sido constituídas arguidas e sujeitas a termo de identidade e residência.
Na nota, a PSP recomenda o cumprimento de todas as normas legais previstas na utilização de artigos de pirotecnia e fogo-de-artifício, quer pelos profissionais da área, quer por particulares, especialmente no que concerne às condições de transporte e armazenamento dos artigos pirotécnicos, por forma a minimizar o risco de acidentes para os próprios e/ou para terceiros.
Recomenda igualmente que sejam cumpridas as distâncias de segurança dos locais de lançamento, as suas instruções de funcionamento, bem como não tocar em artigos não deflagrados.
A PSP reitera que a informação sobre os locais licenciados de comércio e fabrico de artigos de pirotecnia e fogos-de-artificio poderá ser consultada no portal https://seronline.psp.pt/ ou em qualquer Núcleo de Armas e Explosivos da PSP.