D. António Francisco dos Santos homenageado com monumento na sua terra-natal
21-08-2018 - 14:56
 • Ecclesia

Homenagem marcada para 29 de agosto, dia do aniversário natalício do bispo, falecido em Setembro do ano passado.

D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto que faleceu em 2017, vai ser homenageado com um monumento “evocativo e de gratidão” em Tendais, freguesia do concelho de Cinfães, Diocese de Lamego, de onde era natural.

A cerimónia está marcada para as 17h30 de 29 de agosto, dia do aniversário natalício do bispo, falecido em Setembro do ano passado.

Em comunicado, a Diocese de Lamego indica que o monumento “evocativo e de gratidão pela vida e missão” de D. António Francisco dos Santos vai ser abençoado pelo bispo diocesano, D. António Couto, e inaugurado pelo presidente da Câmara de Cinfães, Armando Mourisco.

O bispo de Lamego vai presidir à eucaristia, às 17h30, e já confirmaram que vão estar presentes na celebração diversos bispos portugueses: De Braga, o arcebispo D. Jorge Ortiga e o bispo auxiliar D. Nuno Almeida; do Porto, D. Manuel Linda e os bispos auxiliares D. Pio Alves e D. António Augusto; o bispo de Aveiro D. António Moiteiro e o bispo emérito de Lamego D. Jacinto Botelho.

O monumento é uma estátua em bronze, com dois metros de altura, e a base é constituída por quatro patamares e quatro painéis evocativos da ação desenvolvida pelo prelado nas dioceses de Lamego, Braga, Aveiro e Porto.

A estátua é da autoria de Hélder de Carvalho e teve como mecenas a Irmandade dos Clérigos do Porto, a Associação Comercial do Porto (Palácio da Bolsa) e a Santa Casa da Misericórdia do Porto, enquanto a base, do arquiteto Carlos Martins, foi oferecida pela Câmara Municipal de Cinfães e a Junta de Freguesia de Tendais.

D. António Francisco dos Santos foi bispo do Porto entre fevereiro de 2014 e setembro de 2017, falecendo no dia 11 desse mês, aos 69 anos, na Casa Episcopal da diocese, devido a uma complicação cardíaca.

Nomeado bispo do Porto em fevereiro de 2014, sucedendo a D. Manuel Clemente, tomou posse a 5 de abril do mesmo ano, depois de ter sido bispo de Aveiro e auxiliar de Braga.

Ordenado bispo em março de 2005, na Sé de Lamego, D. António Francisco dos Santos era natural de Tendais e foi ordenado padre em dezembro de 1972.

Após os estudos no seminário da sua diocese, licenciou-se em Filosofia na ‘École Pratique de Hautes Études Sociales’, com mestrado no Instituto Católico de Paris, onde obteve ainda o diploma de Sociologia Religiosa.

Durante os estudos em Paris, foi membro da equipa sacerdotal da Paróquia de São João Batista de Neuilly-sur-Seine, assumindo a responsabilidade pastoral da comunidade portuguesa.

João Paulo II nomeou-o auxiliar de Braga, a 21 de dezembro de 2004; Bento XVI escolheu-o como bispo da Diocese de Aveiro, em setembro de 2006 e tomou posse a 8 de dezembro do mesmo ano.

Na Conferência Episcopal Portuguesa, ocupava o cargo de presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana e de vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.