Terminou a contagem dos votos dos emigrantes. O PS e o PSD elegeram dois deputados cada um, pelos quatro círculos da Europa e fora da Europa.
Augusto Santos Silva e Paulo Pisco são os deputados socialistas eleitos. Pelo PSD foram votados José Cesário e Carlos Gonçalves.
Uma semana e meia depois das legislativas de 6 de outubro, estão distribuídos todos os 230 assentos parlamentares. Contabilizados os votos dos círculos da emigração, PS chega aos 108 deputados e PSD sobe para 79.
De acordo com os resultados finais, divulgados no site da Secretaria-Geral do Ministério de Administração Interna - Administração Eleitoral, já com os dados das votações nos 27 consulados, o PS venceu as legislativas com 36,34% dos votos e o PSD foi o segundo partido mais votado, com 27,76%.
A contagem dos votos teve início ontem e terminou esta manhã no pavilhão municipal do Casal Vistoso, em Lisboa. Neste espaço foram montadas 100 mesas para apuramento de resultados, 70 dedicadas ao círculo da Europa e 30 dedicadas ao círculo fora da Europa, cada uma com quatro ou cinco elementos.
Foram enviados perto de um milhão e meio de boletins de voto para 186 países. Chegaram perto de 150 mil envelopes com votos dos emigrantes portugueses espalhados pelo mundo.
Pela primeira vez na história da democracia portuguesa, foram mais os eleitores que não votaram nas legislativas, do que os que foram às urnas.
A abstenção final das eleições legislativas ficou nos 51,43%, um valor recorde.