Incêndio na catedral de Notre Dame está extinto, 15 horas depois
16-04-2019 - 09:32
 • Renascença

Durante a noite, os bombeiros de Paris estiveram a monitorizar pequenos focos de incêndio e a estrutura da catedral.

Veja também:


“O fogo está extinto”. O anúncio foi feito esta manhã pelo porta-voz dos bombeiros de Paris. “Agora é a fase de perícias”, acrescentou Gabriel Plus.

Durante a noite, os bombeiros estiveram a monitorizar não só pequenos focos de incêndio “para ter a certeza que o fogo não recomeçaria”, mas também a estrutura da catedral “para ter a certeza que não entraria em colapso”.

O incêndio começou no telhado e espalhou-se “muito rapidamente por mais de 1000 m2”, acrescentou Gabriel Plus.

Segundo o porta-voz dos bombeiros, “a prioridade era proteger os campanários norte e sul e proteger as obras”.

“Muitos acervos de valor inestimável foram salvos”, garante o tenente-coronel José Vaz de Matos, responsável pela segurança patrimonial.

Contudo, não foi possível retirar obras de maior dimensão. Algumas foram danificadas pelo fogo, “mas podem ser restauradas”, explicou José Vaz de Matos.

Em pior estado ficou a nave da catedral. “O coração da nave sofreu imenso”, disse, esta manhã, aos jornalistas.

Os bombeiros anunciaram já que a estrutura está “preservada na sua globalidade”, com o combate às chamas a envolver cerca de 400 de efetivos.

Foi também atualizado o número de feridos. Além do bombeiro ferido, que já tinha sido noticiado na segunda-feira, há também dois polícias com ferimentos ligeiros.

Questão fundamental é saber "como vai resistir a estrutura"

Esta manhã, o secretário de Estado do interior francês declarou que, uma vez afastado o "perigo do fogo" na catedral de Notre Dame de Paris, a questão fundamental é, a partir de agora, saber "como é que a estrutura vai resistir ao incêndio da noite passada".