Vem aí o calor. Estas são as recomendações da DGS
23-06-2023 - 07:51
 • Olímpia Mairos

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou 14 distritos do continente sob aviso amarelo, a partir das 12 horas.

Para fazer face ao aumento gradual da temperatura nos próximos dias, a DGS divulgou uma série de recomendações com “atenção especial” aos grupos mais vulneráveis ao calor.

Entre as recomendações emitidas, a autoridade de saúde destaca a necessidade de “dar atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor”, tais como crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas.

A DGS aconselha a procurar ambientes frescos e arejados ou climatizados e a aumentar a ingestão de água, pelo menos 1,5 litros/dia o equivalente a 8 copos, beber sumos de fruta natural sem adição de açúcar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Segundo a DGS, devem ser evitadas as exposições diretas ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas, as atividades desportivas e de lazer no exterior que exijam grandes esforços físicos e para viajar de carro devem ser escolhidas as horas de menor calor.

Já os doentes crónicos ou sujeitos a medicação ou dietas específicas devem seguir as recomendações do médico assistente ou do SNS 24.

Para as crianças é recomendado que consumam frequentemente água ou sumos de fruta natural e que permanecem em ambiente fresco e arejado, enquanto as com menos de seis meses não devem estar sujeitas a exposição solar.

A DGS aconselha também a contactar e acompanhar os idosos e outras pessoas que vivam isoladas, devendo ser assegurada a sua correta hidratação e permanência em ambiente fresco e arejado.

Segundo o IPMA, as temperaturas vão subir em Portugal continental, sendo de esperar valores acima de 30 graus na generalidade do território. No Sul podem ser ultrapassados os 40 graus.

Para esta sexta-feira prevê-se céu pouco nublado ou limpo, com nebulosidade matinal na faixa costeira a norte do Cabo Raso, vento de norte mais intenso na faixa costeira e subida de temperatura, sendo acentuada da máxima.

Devido à persistência de valores elevados da temperatura, 14 distritos do continente vão estar sobre aviso amarelo a partir das 12h00.