O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, estão em Paris a celebrar o Dia de Portugal, junto da comunidade emigrante. Sorridentes, bem dispostos e descontraídos, tiraram uma “selfie” na Câmara de Paris, para mais tarde recordar.
A cerimónia, que contou com a presença do Presidente francês, François Hollande, ficou marcada pela condecoração de quatro portugueses que ajudaram as vítimas dos atentados terroristas de Novembro.
No seu discurso na Câmara de Paris, António Costa, disse que a coabitação entre primeiro-ministro e Presidente também se faz "nos pequenos detalhes"
Depois das intervenções e das condecorações, o Presidente da República e o primeiro-ministro estiveram a confraternizar com muitos dos portugueses que participaram na celebração.
Entre comes e bebes, receberam cumprimentos, distribuíram beijos e abraços e tiraram fotografias com muita gente que quis ficar com uma recordação do dia em que dois dos principais responsáveis do Estado português foram celebrar o Dia de Portugal com os emigrantes.
António Costa acompanha todo o programa destes três dias de visita do Presidente da República, à excepção da ida à delegação da Fundação Gulbenkian, na manhã de domingo.
O primeiro-ministro visitou aquela instituição recentemente quando foi a Paris inaugurar a exposição de Amadeo de Souza Cardoso.
Este sábado, Marcelo e Costa continuam a celebrar o 10 de Junho, agora em Creteil e Champigny, duas localidades de forte presença portuguesa.