Do conselho para ficar em casa à proibição de sair do concelho
02-04-2020 - 20:49
• Filipe d'Avillez
No dia em que se cumpre um mês desde o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus em Portugal, o mundo ultrapassou os 50 mil mortos e um milhão de infetados. Este é o maior desafio dos últimos 45 anos, diz Marcelo Rebelo de Sousa.
Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
PORTUGAL
Faz um mês desde que foi diagnosticado o primeiro caso de covid-19 em Portugal e felizmente já se pode dizer que Portugal não está na mesma rota que Espanha e Itália. Ainda assim, o estado de emergência é para manter, diz o Governo. O Presidente concordou e pede para continuarmos todos a ajudar a salvar vidas.
- Marcelo Rebelo de Sousa renovou oficialmente o estado de emergência. São medidas duras de aceitar, disse, mas podem representar milhares de vidas salvas neste desafio que é o maior dos últimos 45 anos para os portugueses, mas em que estes mostraram compreender que unidos venceremos.
- O estado de emergência é para manter, mas a Páscoa é a Páscoa e por isso o conselho para ficar em casa tornou-se uma proibição de sair do concelho onde reside. Se estava a planear ir para bem longe do seu concelho está com azar, porque todos os aeroportos estarão fechados. O primeiro-ministro explicou hoje várias das novas regras para os próximos quinze dias de guerra à covid-19, mas se lhe restarem dúvidas não se preocupe, amanhã António Costa vem à Renascença para nova entrevista, a partir das 09h00.
- Durante a Páscoa vão ainda ser proibidos ajuntamentos de mais de cinco pessoas, o que seria má notícia para as famílias numerosas, mas felizmente desta vez o Governo lembrou-se da sua existência e criou uma exceção. A Associação que as representa continua, porém, à espera de resposta às propostas que fez para facilitar a vida a famílias como esta, em que um membro do casal está em casa a tentar trabalhar e tomar conta dos filhos ao mesmo tempo, enquanto o outro trabalha fora.
- Hoje foi a vez de recebermos Constantino Skellarides. No dia em que faz um mês desde que surgiu o primeiro caso em Portugal, o antigo diretor-geral da Saúde alerta para o perigo de não aprendermos com esta crise, para quando viera a próxima.
- Novo dia, novos números. Até às 12h desta quinta-feira registaram-se mais 22 mortos em relação às 12h de quarta, elevando o número para 209. O número de infetados continua a subir, com destaque para os mais de mil só entre profissionais de saúde. Mas segundo o presidente do Conselho Nacional de Saúde, ao fim de um mês é seguro dizer que nos estamos a afastar do modelo de Espanha e Itália.
- Mas a melhor notícia do dia, em termos de números, será provavelmente o facto de Portugal ter conseguido duplicar a sua capacidade de ventilação para doentes que dele precisem.
- Destaque ainda para a entrevista de Ramalho Eanes à RTP, em que afirma que os mais velhos têm de dar o exemplo e, incluindo-se no lote, afirma que em casos extremos estes devem ceder ventiladores aos mais novos.
MUNDO
O número de mortos não pára de aumentar e já são mais de um milhão os infetados. As respostas dadas pelos diferentes países continuam a revelar-se para melhor e para pior, mas poucos chegaram ao ponto das Filipinas, onde a ordem é para atirar a matar quem viola o recolher obrigatório.
- Já morreram mais de 50 mil pessoas de coronavírus em todo o mundo, e mais de um milhão estão infetados. Isto a confiar nos números apresentados pela China, que os EUA dizem ser martelados.
- Espanha registou um novo máximo de mortos por coronavírus num só dia, foram 950, um pouco acima dos 884 dos EUA, também um novo recorde.
- O número de novas mortes em Itália desceu, mas ainda assim são mais de 700.
- No Reino Unido não chegam ainda a esse valor por dia, mas continuam a aumentar e hoje foram mais de 500.
- Na Bélgica já morreram mais de mil e em toda a Europa há mais de meio milhão de infetados.
- Nas Filipinas, com Duterte no poder, arriscamo-nos a ver mais mortes por desobedecer ao recolher obrigatório do que por causa do coronavírus…
- Atitude bem diferente teve o Papa que ficou de coração partido ao ver fotografias de sem-abrigo a dormir em parques de estacionamento nos EUA e pede às pessoas que mostrem proximidade.
- Em termos de eventos, a covid-19 fez mais uma vítima de peso, a cimeira do clima da ONU.