Morreu George Martin, aquele que ficou conhecido como o “quinto Beatle”. Tinha 90 anos. Produtor, compositor e maestro, acompanhou os Beatles desde o contrato para o primeiro álbum.
A informação da morte foi avançada pelo Beatle Ringo Starr, na rede social Twitter. "Deus abençoe George Martin. Paz e amor para Judy [a sua mulher] e para a sua família. Vamos sentir a falta de George", escreveu o músico.
À mensagem, Ringo Starr juntou uma foto dos membros do grupo com o seu produtor e acrescentou: “Obrigado por toda a simpatia e amor”.
George Martin transformou os Beatles em estrelas mundiais. Depois de ter juntado John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, o produtor musical da banda ficou conhecido como o "quinto Beatle".
“Yesterday” e “Love Me Do” foram alguns dos êxitos que ajudou a produzir. Na autobiografia que lançou em 1979 (“All You Need is Ears”), fala de como detectou o potencial da banda e do seu processo criativo.
Antes de começar a trabalhar com os Beatles, em 1962, produziu álbuns de jazz, comédia musicar e música clássica.
Em 1996, foi ordenado cavaleiro e, em 2006, em conjunto com o seu filho, Giles Martin, ajudou a desenvolver o programa do Cirque du Soleil inspirado nos Beatles chamado “Love” – produção que lhe valeu um Grammy.
George Martin entrou Grande Livro dos Recordes do Guinness como o produtor mais bem sucedido de sempre, com 50 trabalhos a atingir o número 1 dos tops nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, em mais de cinco décadas.