A CP suprimiu mais de metade das ligações ferroviárias previstas até às 8 da manhã.
Devido à greve dos trabalhadores, que irá prolongar-se até quinta-feira, foram canceladas 57% das ligações, sendo que o impacto se faz sentir sobretudo no longo curso e nos urbanos de Lisboa.
De acordo com um balanço enviado pela CP à Renascença, dos 249 comboios programados entre as 00h00 e as 8h00, foram realizados 106 e suprimidos 143.
Segundo a CP - Comboios de Portugal, estavam programados 72 comboios regionais e inter-regionais, tendo sido suprimidos 39 e realizados 33.
Já quanto aos urbanos de Lisboa, estavam previstos 113, foram suprimidos 74 e efetuados 39.
Nos urbanos do Porto, estavam programados 52 comboios, foram realizados 29 e suprimidos 23.
No que toca aos comboios de longo curso, estavam previstos 12, foram suprimidos sete e realizados cinco.
Os trabalhadores da CP deram início, esta segunda-feira, a mais greves, com a transportadora a alertar para "fortes perturbações" até 2 de março, num protesto pelo impasse nas negociações salariais que também envolve a Infraestruturas de Portugal (IP).
CP alerta para "fortes perturbações até 2 de março
A CP alertou na sexta-feira para "fortes perturbações" na circulação dos comboios entre as 00h00 de 27 de fevereiro e as 23h59 de 2 de março, devido a greve, havendo serviços mínimos decretados para dois daqueles dias.
Na origem do comunicado da CP - Comboio de Portugal está a greve convocada pelos Sindicatos SINFA, ASCEF, ASSIFECO, FENTCOP, SINFB, SIOFA, STF, STMEFE, SINAFE para os dias 27 de fevereiro e 1 de março e pelo SNTSF para os dias 28 de fevereiro e 2 de março.
Por este motivo, a empresa alerta que "ocorrerão fortes perturbações na circulação de comboios, a nível nacional, no período entre as 00h00 do dia 27 e as 23h59 do dia 2 de março de 2023", adiantado que foram decretados serviços mínimos para os dias 27 de fevereiro e 1 de março de 2023.
Os clientes que já tenham comprado bilhetes para o Alfa Pendular, Intercidades, bem como para os serviços Internacional, InterRegional e Regional, podem pedir o reembolso "no valor total do bilhete adquirido ou a sua revalidação gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe".
A mesma informação da CP adianta ainda que o reembolso pode ser pedido nas bilheteiras ou através do site cp.pt, através do preenchimento de um formulário "online", com o envio da digitalização do original do bilhete, bem como indicação do nome, morada, IBAN e NIF, até dez dias após terminada a greve.
Os bilhetes podem ser revalidados gratuitamente nas bilheteiras ou em myCP, caso tenham sido comprados "online" ou através da aplicação da CP, até aos 30 minutos que antecedem a partida do comboio da estação de origem do cliente.
No dia 15 de fevereiro, o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (Sintap) e o Sindicato Nacional dos Ferroviários do Movimento e Afins (Sinafe) anunciaram uma greve na CP para os dias 27 de fevereiro e 1 de março.
Em comunicado, referiam que os trabalhadores da CP vão fazer greve à prestação de "todo e qualquer trabalho nos seguintes termos", nos dias 27 de fevereiro e 1 de março, "durante todo o seu período de trabalho".
Um dia antes, aqueles sindicatos tinham anunciado uma greve na Infraestruturas de Portugal (IP) para os dias 28 de fevereiro e 2 de março.
Em causa está o "impasse" nas negociações salariais com a administração da IP e da CP, afirmam os sindicatos em comunicado.