A porta-voz do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, não deixou dúvidas. O partido não viabilizará um Governo minoritário da direita.
“Não será pelo Bloco de Esquerda que a maioria conseguirá formar Governo”, referiu Catarina Martins deixando já o recado a Cavaco Silva.
“A confirmar-se que a direita não tem a maioria absoluta, se o Presidente da República convidar a direita para formar Governo, saiba que o Bloco de Esquerda vai rejeitar essa possibilidade”.
Catarina Martins não deixa dúvidas: “Uma coligação de direita minoritária não terá maioria com a ajuda do Bloco”. “Esperemos agora a resposta dos outros partidos”.
A líder bloquista lembrou que o Bloco consegue “o melhor resultado de sempre, com mais votos, mais mandatos e mais força do que nunca”.
“Aceitamos a responsabilidade que o povo nos confere. Agradeço confiança de mais de meio milhão de eleitores e digo a cada um: o BE vai cumprir a sua palavra”.
A porta-voz bloquista aproveitou esta declaração para reafirmar algumas das bandeiras do seu partido: Portugal precisa de plano de urgência, precisa de investimento, aumentar salário mínimo, atender aos pensionistas, reestruturar a dívida e não “esquece a crise social com “um milhão de desempregados, um milhão de pensionistas”.
O Bloco de Esquerda “não desiste de Portugal, não desiste de quem trabalha, não se conforma com a emigração”.