A ANA - Aeroportos de Portugal confirma que vai realizar obras no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, a partir de janeiro, para criar duas saídas rápidas de pista.
“Esta intervenção, que ocorre apenas durante o período noturno, implica o encerramento da pista para o horário previsto entre as 23h30 e as 5h30, a partir de 6 de janeiro e até ao final de junho”, avança a empresa.
O objetivo, diz a empresa em comunicado divulgado esta terça-feira à tarde, é melhorar a “eficiência da operação, obtendo maior fluidez na circulação dos aviões, redução dos percursos e das emissões de CO2”.
A ANA - Aeroportos de Portugal adianta que comunicou esta informação às companhias aéreas “nos prazos definidos a nível internacional para o processo de alocação de slots”.
Esta manhã, durante a apresentação de resultados da EasyJet, o diretor da companhia aérea low-cost avançou aos jornalistas que o aeroporto de Lisboa iria estar encerrado naquele horário entre janeiro e junho de 2020 "por motivo de obras".
Antes da confirmação da ANA, a informação foi recebida como envolvendo obras de expansão do aeroporto, o que, segundo o ambientalista da ZERO Francisco Ferreira, constituiria uma "ilegalidade" sem Avaliação de Impacte Ambiental.