Veja também:
Faltam milhares de máscaras, para além de outro equipamento de proteção, nos lares de idosos das IPSS.
O cenário é descrito pelo presidente da CNIS, o padre Lino Maia, que revela que já enviou uma listagem da material em falta para o Governo e espera ter resposta em poucos dias.
“Mandei já para o Ministério a relação do que é preciso, mas escasseiam de facto equipamentos de proteção individual. Falo de máscaras, falo de aventais, falo de gel. Muitos milhares.”
“Não sei se haverá capacidade de resposta. Espero que nos dois próximos dias haja uma distribuição significativa de equipamentos de proteção individual”, diz.
A falta de equipamento de proteção manifesta-se num momento em que está a aumentar a procura dos lares, por idosos que não têm condições para se manterem em casa.
“Há um afluxo grande de pessoas que querem ser admitidas. Sempre houve, mas neste momento mais. Pessoas que eram utentes de centros de dia, centros de convívio, e que em casa não têm condições e querem ser admitidas.”
O novo coronavírus é particularmente perigoso para idosos e pessoas com historial de doenças respiratórias.
Portugal teve o seu primeiro caso confirmado de covid-19 no dia 2 de março e desde então já se contabilizaram mais de mil casos, dos quais resultaram 12 mortos.
A pandemia teve início na China mas atualmente a Europa, com destaque para Itália e Espanha, é o epicentro.