Trump anuncia chefe de gabinete na Casa Branca. Quem é Susie Wiles, a "Donzela de gelo"?
07-11-2024 - 22:54
 • Ricardo Vieira, com Reuters

Susie Wiles foi diretora de campanha de Donald Trump nas eleições presidenciais e agora vai integrar a nova Administração norte-americana.

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, não perdeu tempo e anunciou esta quinta-feira que Susie Wiles será a sua chefe de gabinete na Casa Branca.

Natural da Florida, Susie Wiles será a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe de gabinete do Presidente na história dos EUA.

"Susie é forte, inteligente, inovadora e universalmente admirada e respeitada. Susie continuará a trabalhar incansavelmente para Fazer a América Grande Novamente", disse Trump, em comunicado.

A nova chefe de gabinete de Donald Trump, um cargo de elevado confiança, é considerada um dos pilares da vitória do candidato republicano sobre a democrata Kamala Harris.

Susie Wiles ou "Donzela de gelo", como foi apelidada por Trump no discurso de vitória, tem 67 anos e tem no currículo várias campanhas que terminaram na eleição de vários políticos republicanos.

A consultora ajudou Trump a chegar ao poder pela primeira vez, em 2016, e ajudou o milionário a fazer controlo de danos na sequência do ataque ao Capitólio, em janeiro de 2021.

A "Donzela de gelo" é uma das poucas pessoas que confronta Trump, dá-lhe as más notícias e sugere-lhe mudanças, de acordo com a imprensa norte-americana.

No discurso de vitória na noite eleitoral, o Presidente eleito fez questão de destacar o trabalho da diretora de campanha.

“Deixem-me expressar o meu enorme apreço pela Susie e pelo trabalho que fez. O trabalho que fez Susie, venha aqui, venha aqui Susie. A Susie gosta de ficar nos bastidores, mas ela não está nos bastidores", sublinhou Donald Trump.

Susie Wiles dirigiu a campanha presidencial de Trump juntamente com Chris LaCivita, que também foi chamado ao palco nessa noite.

Donald Trump derrotou a democrata Kamala Harris e está de regresso à Casa Branca. O 47.º Presidente dos EUA vai suceder a Joe Biden e toma posse em janeiro do próximo ano.