A aeronave da Air Astana, que declarou no domingo emergência no ar, esteve "fora de controlo por alguns instantes, em vários momentos", indica o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF).
Segundo uma nota informativa deste organismo sobre o "incidente grave" e à qual a agência Lusa teve acesso, logo após a descolagem, com condições meteorológicas adversas, "a tripulação sentiu" que o avião, um Embraer 190-100, "não estava a corresponder adequadamente aos comandos, iniciando um movimento oscilatório das asas".
A tripulação, "usando todos os recursos de controlo da aeronave nos seus três eixos, tentou imediatamente contrariar os movimentos sem, no entanto, perceber a causa da instabilidade do voo e sem conseguir ativar o piloto automático", acrescenta o GPIAAF.
A tripulação declarou "de imediato emergência enquanto tentava diagnosticar a causa das atitudes anormais da aeronave" e "lutava para obter o controlo da mesma, sem indicações de falhas nos sistemas" do avião, "apenas alertas insistentes de atitudes de voo anormais".
"A situação não melhorou e as trajetórias provocaram acelerações intensas, impondo esforços à tripulação e passageiros, e levando a que a aeronave ficasse fora do controlo por alguns instantes em vários momentos", relata a nota informativa do GPIAAF.
A bordo seguiam um piloto, dois copilotos e três técnicos da companhia aérea do Cazaquistão.
Aterragem em Beja
Atendendo "à criticidade da situação, a tripulação solicitou por várias vezes indicação de rumo para amarar o avião no mar", mas não conseguiu manter os rumos desejados.
A aeronave descolou às 13h31 de domingo da base militar de Alverca do Ribatejo, concelho de Vila Franca de Xira, distrito de Lisboa, onde realizou trabalhos de manutenção programada nas instalações da OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal, SA, e aterrou pelas 15h28 do mesmo dia em Beja.
O avião esteve algum tempo a sobrevoar a região a norte de Lisboa e o Alentejo, numa trajetória irregular, antes de ter sido tomada a decisão de o Embraer ir para Beja.
Depois de duas tentativas, a aeronave conseguiu aterrar em segurança.
O voo KC1388 tinha como destino final a base do operador no Cazaquistão, em Almaty, com escala para reabastecimento em Minsk na Bielorrússia.