Veja também:
- Guerra na Ucrânia ao minuto
- Reportagens na fronteira com a Ucrânia
- Armas nucleares. Quantas existem e quantos países as têm?
- A um passo dos crimes de guerra. Bombas de fragmentação e termobáricas na Ucrânia
- Todas as notícias sobre a Guerra na Ucrânia
- Quem é Volodymyr Zelensky?
- Como ajudar a Ucrânia e os ucranianos?
Um hospital de campanha segue, esta quarta-feira, rumo à Polónia, onde será instalado junto à fronteira com a Ucrânia. A oferta é da autarquia de Vizela que reaproveitou o equipamento, que nunca chegou a ser usado durante a pandemia, para reforçar o apoio médico aos refugiados que atravessam a fronteira.
“Temos verificado que há uma necessidade efetiva, e que vai ser cada vez maior, de apoio à saúde”, justifica o autarca Vitor Hugo Salgado, em declarações à Renascença.
“Tínhamos montado durante a pandemia um hospital de campanha de retaguarda que não chegou a ser usado. Agora, pegamos nesses meios e até os reforçamos, e num camião criamos um hospital campanha que está pronto a ser montado no local e a funcionar”, explica o presidente da Câmara de Vizela.
A estrutura de apoio médico com capacidade para 60 camas conta, entre outros artigos, com 7.500 litros de água engarrafada, 5.000 máscaras cirúrgicas e 100 litros álcool e chega à Polónia na sexta-feira.
Dada a especificidade do material, a entrega do hospital campanha será feita em articulação com o governo português, as embaixadas e as entidades polacas.