A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, garantiu esta quarta-feira, no Parlamento, que nunca assistiu a práticas de eutanásia nos hospitais públicos.
Ana Rita Cavaco foi ouvida na comissão parlamentar de saúde na sequência das declarações feitas há cerca de um mês, no “Em Nome da Lei”, da Renascença.
No final da audição, aos jornalistas, disse que o assunto ficou esclarecido. “Todos os grupos parlamentares se mostraram esclarecidos que efectivamente eu não disse que os médicos e os enfermeiros matam pessoas no Serviço Nacional de Saúde, mas aquilo que eu disse desde que tomei posse é que a falta de enfermeiros está a pôr em perigo a vida das pessoas. Isso mesmo é que eu disse. Há pessoas que não gostam do estilo, mas vão ter que se habituar”, disse.
Ana Rita Cavaco garantiu que nunca assistiu a práticas de eutanásia nos hospitais e esclareceu que as suas declarações sobre morte assistida diziam respeito a discussões de corredor, que foram retiradas do contexto quando tornadas públicas.