João Rendeiro vendeu obras de arte que estavam arrestadas pela justiça. Lucrou 229 mil euros
28-10-2021 - 22:49
 • Renascença

As três obras de arte, que tinham sido arrestadas pela justiça em 2010, foram vendidas pela leiloeira Christie’s entre março e outubro de 2021. Mulher do ex-banqueiro tinha sido nomeada fiel depositária das obras.

Três das 124 obras de arte de João Rendeiro, que estavam arrestadas pela Justiça, foram vendidas pela leiloeira Christie’s entre março e outubro de 2021, avança o jornal Expresso.

Os três quadros do artista norte-americano Frank Stella terão rendido ao arguido 229 mil euros. Uma delas foi vendida no dia em que o banqueiro foi condenado a 10 anos de prisão, outra quando já estava em fuga, há cerca de um mês.

Quando foi arrestada, em novembro de 2010, a coleção ficou onde estava, na casa dos Rendeiro, e Maria de Jesus, mulher do ex-banqueiro foi nomeada fiel depositária das obras. Ou seja, é responsável por tudo o que lhes aconteça.

Quando, depois da fuga de Rendeiro, o tribunal ordenou uma nova busca para verificar o estado das obras, a PJ deu pela falta de 15 e detetou indícios de falsificação em três. Maria de Jesus Rendeiro só encontrou sete das obras desaparecidas.

Segundo o Expresso, este ano, entre março e outubro, os Stella foram vendidos pela Christie’s, a compradores que não estão identificados no site da leiloeira.