A Times Higher Education (THE), um dos mais importantes e consultados rankings generalistas utilizados para a classificação das universidades, reconhece a Universidade Católica Portuguesa (UCP) como a melhor universidade a nível nacional, pelo 4.º ano consecutivo.
No The World University Rankings 2023, a mais recente edição do conhecido ranking anual, divulgado esta quarta-feira, a UCP mantém a posição de liderança nacional, entre 14 instituições de ensino superior portuguesas, situando-se a nível mundial no primeiro quartil do ranking (posição 351-400).
Em comunicado divulgado pela instituição de ensino superior lê-se que “o ranking revela uma subida significativa da UCP, em comparação com a edição anterior, em duas das cinco dimensões avaliadas: Ensino e Investigação”.
A reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, entende que “o reconhecimento deste prestigiado ranking internacional revela, acima de tudo, a consistência e relevância do trabalho produzido pela comunidade académica da UCP, que tem ao longo dos anos vindo a reforçar a especialização da sua investigação, um dos indicadores mais importantes deste ranking”, refere no mesmo comunicado da UCP.
Esta tabela internacional “avalia as instituições com base em 13 indicadores, repartidos por eixos que vão desde a qualidade do ensino à reputação da investigação, passando pelas citações em revistas especializadas e a internacionalização”, indica ainda a UCP, sublinhando que “na dimensão das Citações, a Universidade Católica Portuguesa é avaliada com distinção, classificando-se na 47.ª posição a nível mundial”.
“Para este resultado tem contribuído o trabalho dos investigadores da UCP, reconhecido internacionalmente através de vários rankings, de que é exemplo o “World’s Top 2% Scientists 2021”, elaborado pela Universidade de Stanford (EUA), que coloca oito cientistas da UCP no Top mundial de investigadores mais citados em 2020 e 2021”, acrescenta o comunicado.
O Times Higher Education World University Rankings 2023 inclui 1.799 instituições de ensino superior. A nível mundial os cinco primeiros lugares são ocupados pela Oxford University, Harvard University, Stanford e MIT.