O bispo de Leiria-Fátima e o reitor do Santuário acolheram “com alegria” o anúncio da deslocação do Papa Francisco à Cova da Iria, no dia 5 de agosto, no âmbito da sua deslocação a Portugal, para participar na Jornada Mundial da Juventude de Lisboa.
Numa declaração em vídeo, à Sala de Imprensa do Santuário, D. José Ornelas começa por manifestar a alegria pela presença de Francisco, em Fátima, no dia 5 de agosto.
“Como me disse pessoalmente vem para rezar à Senhora de Fátima. Disse-me, aliás, que já é tradição que numa Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Santo Padre vá rezar num santuário dedicado a Nossa Senhora, que seja particularmente simbólico para o lugar onde se realizam as jornadas”, acrescenta o bispo de Leiria-Fátima.
D. José Ornelas Carvalho observa que o Papa estará “entre nós” e “virá para rezar e rezar connosco. O motivo da sua vinda é a oração”.
Para o prelado, embora “o tempo não seja longo” e o motivo da sua deslocação a Portugal seja a Jornada Mundial da Juventude, “vamos aproveitar a oração com o Papa para rezarmos em Fátima pela JMJ, pelos jovens e pela paz, os temas que rezamos habitualmente aqui no Santuário”.
“Rezá-los com o Papa presente terá outro significado e será muito mais emotivo para todos os que aqui vierem”, destaca.
Também o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, em declarações em vídeo, gravado pela Sala de Imprensa, afirma que “é para nós uma grande alegria poder acolher de novo o Papa Francisco aqui no Santuário de Fátima”.
“Todos sabemos o quanto a mensagem de Fátima está ligada ao Papa e à oração pelo Papa. Por isso, poder acolhê-lo de novo, para rezar com ele e por ele é para nós motivo de grande contentamento e, por isso, é essa alegria que expressamos”, assinala o padre Carlos Cabecinhas, desejando que “todos os peregrinos que aqui estarão para o acolher também vivam aqui essa grande alegria de estar de novo com o Papa”.
Francisco esteve em Fátima a 12 e 13 de maio de 2017 por ocasião do Centenário das Aparições.
Francisco esteve em Fátima a 12 e 13 de maio de 2017 por ocasião do Centenário das Aparições.
O Papa antecipou a visita a Portugal. Francisco vai chegar a 2 de agosto, um dia antes do previsto, para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se prolonga até dia 6.
A visita do Papa a Portugal contempla, assim, mais um dia do que estava previsto, o que significa que Francisco não se desloca ao nosso país apenas para participar na JMJ.
A informação divulgada esta segunda-feira pela Santa Sé, e antecipada pela presidência da Republica, é muito breve e não acrescenta detalhes, a não ser a confirmação de que Francisco visitará o Santuário de Fátima no sábado, dia 5.
Na nota publicada no site oficial da Presidência, o Presidente da República dá conta que “Sua Santidade o Papa Francisco visitará Portugal, entre 2 e 6 de agosto, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude 2023, que se realiza em Lisboa, estando prevista a sua deslocação ao Santuário de Fátima”.
Marcelo Recebo de Sousa assinala o caráter “singular da realização da Jornada Mundial da Juventude no nosso País, sublinhando a importância da visita a Portugal de Sua Santidade o Papa Francisco, momento único e indelével na nossa vida coletiva”, lê-se na nota.