Já tem quase um ano e está agora no processo de internacionalização. A MubCargo é uma “plataforma que conecta pessoas que precisam de fazer transportes com transportadores dispostos a recolher e a entregar mercadorias”. Uma espécie de "Uber das mercadorias".
O conceito simples, mas eficaz, valeu a esta empresa emergente de Braga um segundo lugar no Startup Battlefield, um prémio de 1.500 euros e um "stand" na Web Summit, onde poderão promover a ideia e seguir para uma segunda ronda de financiamento.
Na prática quem tem algo para transportar pode recorrer a este serviço (disponível para iOS, Android ou através do navegador de qualquer computador) só tem que explicar o que quer mover, quando e para onde, e escolher a melhor oferta.
O negócio, que arrancou em Novembro de 2016, quer agora ultrapassar fronteiras para deixar de se limitar a fazer transportes “de Portugal lá para fora ou de lá para fora para Portugal”.
Para isso precisam de mais dinheiro. Depois de, no início do ano, terem fechado a primeira ronda de investimentos, onde angariaram 300 mil euros, alimentam o sonho de internacionalizar o negócio.
O lugar na Web Summit pode ser uma rampa de lançamento para a internacionalização. E é por isso que a conferência tecnológica , que decorre de 6 a 9 de Novembro na capital portuguesa, já está a ser preparada pela MubCargo, reconhece Mariana Gomes, uma das fundadoras.
“Queremos preparar muito bem o evento. Temos de perceber bem quem é que vai lá estar e tentar marcar reuniões antes para conseguirmos capitalizar o nosso tempo lá, estamos a ver com quem é que podemos reunir, investidores internacionais, potenciais parceiros”, revela a co-fundadora, que quer “uma forma fácil de chegar a muita gente num curto espaço de tempo”.
A exposição conquista no segundo lugar no Startup Battlefield e todos os contactos feitos na Web Summit servirão também para preparar uma segunda ronda de financiamento, ainda que a MubCargo admita que “ainda não tem detalhes fechados”, apesar de “já estar a prepará-la”.