Jogos Olímpicos. Triatlo procura novo diploma em dia de final para Irina Rodrigues
05-08-2024 - 06:38
 • Lusa

São 15 os portugueses em prova nesta segunda feira. O trriatlo é a primeira modalidade com participação portuguesa, marcada para as 7h00.

Irina Rodrigues será esta segunda-feira a primeira portuguesa a disputar uma final de atletismo nos Jogos Olímpicos Paris2024, no lançamento do disco, com a estafeta mista de em busca de novo bom resultado no triatlo.

A partir das 20h30 locais (19h30 em Lisboa), Irina Rodrigues, nos seus quartos Jogos Olímpicos, vai estar pela primeira vez numa final, para a qual não se conseguiu apurar Liliana Cá, quinta em Tóquio2020.

Na sessão da manhã no Stade de France, Lorène Bazolo vai disputar a repescagem dos 200 metros, às 12:50 (11h50), tal como João Coelho nos 400, às 11h20 (10h20), numa distância em que Cátia Azevedo disputa a primeira ronda às 12h11 (11h11).

Depois do quinto e sexto lugar na prova masculina de Vasco Vilaça e Ricardo Batista, respetivamente, e do 11.º de Maria Tomé na feminina, a estafeta mista portuguesa, que terá ainda Melanie Santos, procura novo bom resultado no triatlo.

Depois dos dois treinos de adaptação ao rio Sena terem sido canceladas, devido à qualidade da água, os organizadores decidiram mesmo avançar com a prova, que tem início marcado para as 08h00 (07h00).

No ténis de mesa, após as eliminações na primeira ronda do torneio individual, Marcos Freitas e Tiago Apolónia juntam-se a João Geraldo para disputar os oitavos de final da prova por equipas, frente ao Brasil.

A partir das 15h00 (14h00), a equipa portuguesa, oitava do ranking mundial, defronta um Brasil, nono, motivado pelo histórico quarto lugar de Hugo Calderano, o primeiro atleta fora da Europa ou da Ásia a atingir as meias-finais individuais.

Na vela, que se está a disputar em Marselha, Eduardo Marques entra para as duas últimas regatas na 11.ª posição, a dois pontos do 10.º lugar, que dá acesso à 'medal race' de terça-feira.

Dentro dos lugares de acesso à regata das medalhas, no sétimo lugar, estão Carolina João e Diogo Costa, que disputam a sétima e oitava regatas, no penúltimo dia antes da corrida decisiva, enquanto Mafalda Pires de Lima, que fez a estreia no domingo, é 13.ª.

Duarte Seabra será o último elemento da equipa de equestre a entrar em ação, disputando a qualificação dos saltos, no Palácio de Versalhes.