Luis Enrique espera que Espanha vença todos os jogos da Liga das Nações, mas, numa avaliação realística, considera que não será fácil qualquer das equipas do Grupo A consiga fazer o pleno.
"Temos de tentar ganhar esta competição. O objetivo é ganhar os quatro jogos. Não acredito que haja uma equipa do Grupo A que vença todos os jogos, mas o nosso objetivo é aspirar ao máximo", diz o selecionador espanhol, a propósito do agrupamento formado por Espanha, Portugal, Suíça e República Checa.
O primeiro desafio é frente à seleção portuguesa e Luis Enrique prevê um jogo muito competitivo, diante de um adversário "muito organizado e com muita qualidade individual". "Ganharam títulos importantes nos últimos anos. Será um teste relevante", assume.
O treinador espanhol escapa à polémica da calendarização, que obriga as equipas a realizarem quatro jogos em 10 dias. Fernando Santos criticou o calendário, considerando ser "claramente exagerado" realizar tantos jogos, num tempo tão curto e no fim da época, em que o desgaste dos jogadores é muito grande.
"Temos em conta as condicionantes desta calendaricação, mas todas as equipas está sujeitas às mesmas circunstâncias. Não vou entrar em polémicas", responde Luis Enrique.
O selecionador aproveita para dizer que, apesar de tudo, estes jogos são muito importantes neste momento, "porque daqui a seis meses temos um Mundial".
Rivalidade muito positiva
Um jogo entre vizinhos é sempre revestido por rivalidade, mas Luis Enrique fala de uma rivalidade "mais positiva e otimista" entre Portugal e Espanha, em comparação com outros. "São países que querem organizar um Mundial juntos", recorda.
O treinador reforça reconhecimento de muita qualidade na equipa portuguesa, destaque o facto de muitos dos jogadores jogarem em grandes clubes europeus e não consegue resumir o destaque a um ou dois nomes. "Têm jogadores de qualidade em todas as linhas", justifica.
O jogo entre Espanha e Portugal, em Sevilha, a contar para a 1.ª jornada da fase de grupos da Liga das Nações, está agendado para esta quinta-feira, às 19h45. Jogo com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.