Tecnologia tem que ser "para nós e não contra nós, como consumidores"
07-11-2018 - 13:08
 • Cristina Nascimento

A Comissária Europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, esteve no Palco Central da Web Summit. Vestager defende uma inovação “que não contorne as regras”.

A Comissária Europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, defende mais proteção dos consumidores e cidadãos que utilizam as novas tecnologias.

No palco central da Web Summit, Margrethe defendeu o papel da tecnologia, reconhecendo o seu potencial para ajudar à vida da sociedade e em sociedade, mas exigiu garantias de proteção. “Temos de poder confiar na tecnologia, que é para nós e não contra nós como consumidores”, disse.

Vestager reconheceu que os utilizadores já viram os seus dados “a serem roubados e usados indevidamente”. “Precisamos de mais. Precisamos de proteger valores fundamentais. Precisamos de proteger a nossa privacidade”, ressalvou a comissária Europeia.

“É verdade que o mundo digital vive de inovação e é verdade que se consegue inovar sem regras, mas a inovação que queremos não é a que e a conseguida através da ultrapassagem de regras”, sublinhou Vestager.

A comissária começou a sua apresentação manifestando o seu agrado por estar em Lisboa mas ainda mais por estar na Web Summit. “Este é o lugar onde o futuro toma forma”, disse.