Está tudo a postos para mais um Dia Nacional do Movimento Juvenil Salesiano que deverá reunir em Fátima cerca de 800 jovens.
Com o tema “Salta do sofá – Jump in”, a iniciativa pretende desafiar os jovens a “saltar para dentro desta identidade com Jesus Cristo, desta Igreja que formamos para depois propriamente saltar do sofá, sair de si próprio, sair dos seus comodismos para servir, para ir ao encontro dos outros, ir ao encontro do mundo. Esta expressão ‘saltar do sofá’ no fundo é uma adaptação também de algumas palavras que o próprio Papa Francisco tem usado nas suas mensagens aos jovens”, explica o responsável pela Pastoral Juvenil Salesiana, Padre Álvaro Lago.
O evento é comemorado em conjunto com a Família Salesiana que vai em peregrinação ao Santuário, num fim-de-semana com várias iniciativas, momentos de oração, cultura e música.
São dois dias de “muito dinamismo, muita alegria, muita união, de muito renovar esta identidade do Movimento Juvenil Salesiano”, revela à Renascença o Padre Álvaro Lago, que acredita que a iniciativa “fortalece-se muito esta dimensão de movimento, de identidade e de espiritualidade conjunta. E isto para nós é muito importante”.
Esta promete ser, assim, uma grande festa que representa um “gesto de união da espiritualidade salesiana” que culmina no domingo, com uma Eucaristia marcada para as 11h00.
Já na quinta-feira, dia 24, a Igreja celebra o Dia de Nossa Senhora Auxiliadora, uma data que se reveste de especial importância pelo papel fundamental que Nossa Senhora teve no nascimento e crescimento da missão salesiana.
Por isso, nessa semana, três escolas vão estar presentes no Santuário de Fátima: os Salesianos de Lisboa, os do Estoril e os de Mogofores.