Apesar do dramatismo de que se revestiu, o atentado de sábado a Donald J. Trump acabou por despertar um apoio ainda mais fervoroso ao ex-Presidente norte-americano e também candidato republicano às eleições de novembro.
Nos últimos dias, os apoiantes de Trump têm mostrado solidariedade com o ex-Presidente de diversas formas.
Uma das mais evidentes ocorreu na convenção do partido que se realiza esta semana em Milwaukee. Diversos republicanos colocaram ligaduras na orelha direita, a parte do corpo de Trump que foi atingida pela bala disparada por Thomas Matthew Crooks.
T-shirts alusivas ao atentado fazem sucesso
Nos últimos dias, foram também postas à venda na internet t-shirts alusivas à tentativa de assassinato de Donald Trump.
A partir de plataformas sediadas na China, país em tempos diabolizado pelo candidato republicano, é possível adquirir uma peça com imagens de Trump, de punho erguido, a descer do palanque onde momentos antes tinha sobrevivido ao ataque.
A acompanhar podem-se escolher slogans como "À prova de bala" a "As lendas nunca morrem", para preços que podem variar entre os 8€ e os 35€.
O negócio começou poucas horas depois dos disparos feitos por Thomas Michael Crooks e que vitimaram mortalmente uma pessoa e feriram outras duas.
"(As vendas) superaram as minhas expectativas. Não esperava que Trump tivesse tantos fãs", disse Zhong Jiachi, de 28 anos. A proprietária da Paxinico, uma loja de roupa alojada na Douyin, a versão chinesa do Tiktok, vendeu cerca de 40 t-shirts com a imagem de Trump em apenas 24 horas.
Uma outra vendedora chinesa, Li Jinwei, de 25 anos, afirma que em apenas meio minuto conseguiu produzir uma t-shirt na fábrica que possui na China. Em três horas recebeu 2 mil encomendas de clientes chineses e norte-americanos.
Mas não se trata só de t-shirts. Há também copos de shot, canecas, posters e até bonecos bobblehead.