A primeira pista do novo aeroporto pode começar a funcionar dentro de sete anos, prevê a Comissão Técnica Independente (CTI). As conclusões do estudo foram reveladas esta terça-feira.
Alcochete e Vendas Novas são as duas localizações viáveis para o novo aeroporto de Lisboa e Alcochete é a "solução com mais vantagem", revelou esta terça-feira a coordenadora da CTI, Maria do Rosário Partidário.
"A solução com mais vantagem para um hub intercontinental é o aeroporto Humberto Delgado + Alcochete, até abrir o aeroporto único em Alcochete. Outra solução viável é Humberto Delgado com Vendas Novas", revelou a responsável.
"Alcochete tem mais vantagem porque é um espaço público, Vendas Novas envolve expropriações e está mais distante de Lisboa", sublinha a responsável.
O relatório da Comissão Técnica Independente (consulte em formato PDF) defende que, numa primeira fase, o atual Aeroporto Humberto Delgado, na Portela, deve coexistir com o novo aeroporto.
Para que a primeira pista de Alcochete esteja operacional, terão que passar sete anos, estimam os estudos realizados.
Na apresentação do relatório, a coordenadora da Comissão Técnica Independente disse que a construção do novo aeroporto não precisa de financiamento público, sendo todas as opções financeiramente viáveis.