Rishi Sunak pediu desculpa aos britânicos na sua despedida de Downing Street depois da derrota eleitoral desta quinta-feira.
Numa curta declaração à imprensa, o ainda primeiro-ministro conservador confirma que vai apresentar a demissão do cargo ao Rei de Inglaterra.
"Em primeiro lugar, quero pedir desculpas ao país. Dei tudo o que tinha a este trabalho, mas o vosso sinal foi claro", assegurou.
"O vosso é o único julgamento que interessa", acrescentou, dirigindo-se diretamente ao povo britânico.
Rishi Sunak confirma que vai, igualmente, dar lugar a um novo líder aos Conservadores para que o partido possa assumir uma postura nova enquanto oposição. No entanto, esta decisão não será imediata: "abandonarei o cargo assim que seja encontrado o meu sucessor", diz.
“Ouvi a vossa raiva e deceção e assumo a responsabilidade”, admitiu, agradecendo a todos os elementos do partido que lutaram por outro resultado nas últimas eleições no Reino Unido, especialmente àqueles que perderam o seu lugar como deputados.
Admitindo que está "orgulhoso" do que conseguiu conquistar no curto tempo em que foi primeiro-ministro (20 meses), Sunak pede agora que "o partido conservador se reconstrua e assuma o papel crucial de oposição de forma profissional e eficaz".
"Este é um dia difícil após uma série de dias difíceis mas saio daqui orgulhoso por ter sido vosso primeiro-ministro", rematou.
[Notícia atualizada às 11h19 de 5 de julho de 2024]