Está apresentado o candidato do Partido Comunista Português à Presidência da República. Edgar Silva, membro do Comité Central e deputado da Assembleia da Madeira, é o escolhido, anunciou o secretário-geral do partido.
“Esta é uma candidatura dirigida a todos os democratas e patriotas”, afirmou Jerónimo de Sousa, acrescentando que o nome foi escolhido por unanimidade pelo Comité Central do partido.
A candidatura, informou o líder comunista, será apresentada a 15 de Outubro em Lisboa e "irá inscrever nos seus objeticvos" a "construção de uma ampla campanha de esclarecimento e mobilização para o voto".
Os comunistas referem que as presidenciais de Janeiro de 2016 "assumem uma grande importância no quadro da actual situação do país", e "pesam sobre o regime democrático velhas e novas ameaças que visam" o "empobrecimento e descaracterização" de Portugal.
Na conferência de imprensa para fazer o anúncio, Jerónimo de Sousa frisou que a candidatura comunista "é para ir a votos" e se existir uma segunda volta o partido fará uma nova análise.
"Não está no nosso horizonte desistir. Levaremos esta candidatura até ao fim. Se existir uma segunda volta logo veremos", vincou.
A candidatura comunista vai a votos "com base no projecto fundamental da valorização da Constituição da República Portuguesa".
As eleições presidenciais estão agendadas para Janeiro de 2016.