Craig Breen morreu, esta quinta-feira, aos 33 anos, vítima de um acidente sofrido durante os testes da Hyundai para o Rali da Croácia, que está marcado para a próxima semana.
O piloto irlandês, que este ano disputava o Campeonato Nacional de Ralis pela Hyundai Portugal, tinha o Rali da Croácia como segunda prova do WRC do ano, depois de ter sido segundo classificado na Suécia.
Em comunicado, a Hyundai Motorsport lamenta a morte de Breen e informa que o co-piloto James Fulton saiu ileso do acidente. "A Hyundai Motorsport endereça as suas sinceras condolências à família do Craig, aos seus amigos e aos seus fãs", escreve.
De acordo com descrições do acidente, Breen perdeu o controlo do Hyundai i20 e embateu contra um poste de uma cerca de madeira com a frente esquerda do carro.
O piloto irlandês, que este ano fazia o WRC a tempo parcial, despede-se com 81 provas do Mundial de Ralis e oito pódios. Não conquistou qualquer vitória numa aventura que começou em 2009, no Rali de Portugal. Ao longo da sua carreira, acumulou vitórias no Europeu de Ralis e foi piloto oficial da Hyundai, da Ford e da Citroen.
Em 2023 a Hyundai anunciou Craig Breen como aposta para o Nacional de Ralis, em Portugal. O irlandês conquistou pontuação máxima no Rali Serras de Fafe e desistiu no Rali Casinos do Algarve, segunda prova do campeonato.