Sete concertos, com os pianistas Menahem Pressler, Mitsuko Uchida, Elisabeth Leonskaja, Beatrice Rana, Yuja Wang, Daniil Trifonov, Mário Laginha e Pedro Burmester, fazem do piano o protagonista da Temporada de Música Gulbenkian, durante o mês de Janeiro.
A interpretação integral de "Vexations", de Erik Satie, pela pianista Joana Gama, ao longo de 14 horas, domina uma programação paralela deste ciclo, "Pianomania", que também inclui a exibição de documentários sobre Glenn Gould e a sobrevivente do regime de Mao Tsé Tung, na China, Zhu Xiao-Mei.
O veterano Menahem Pressler, fundador do Trio Beaux Arts, abre a programação, nos dias 12 e 13, com o Concerto para piano e orquestra em Lá maior, K.488, de Mozart, enquanto Yuja Wang a encerra, duas semanas mais tarde, com o 4.º e último Concerto para piano e orquestra, de Sergei Rachmaninov, nos dias 25 e 26 de Janeiro.
Mário Laginha e Pedro Burmester, no dia 14, apresentam um novo programa, que vão levar a outras salas de concerto durante o ano, passando pela Casa da Música, no Porto, a 3 de Fevereiro.
No dia 16 de Janeiro, actua Elisabeth Leonskaja, pianista premiada em particular pelas suas interpretações de Beethoven, Schubert e Schumann. Em Lisboa, interpreta as três últimas Sonatas para piano de Beethoven - as Sonatas n.º 30, op.109, n.º 31, op. 110, e n.º 32, op. 111.
A pianista Mitsuko Uchida, responsável pelos cursos de Verão do Marlboro Music Festival, nos Estados Unidos, premiada em Varsóvia e em Leeds, vencedora do Prémio Beethoven, está lado a lado com Leonskaja entre os intérpretes mais distinguidos das últimas décadas. No dia 21, apresenta um programa dedicado a Franz Schubert, compositor em que se destacou.
Entre as datas das duas pianistas, verifica-se o regresso de Daniil Trifonov a Lisboa, para interpretar o Concerto para piano de Robert Schumann, nos dias 19 e 20 de Janeiro.
Beatrice Rana, revelação do Concurso Van Cliburn 2013, entrou na rota das salas de concerto com gravações de Prokofiev e Tchaikovsky. Em Lisboa interpreta Schumann (Estudos Sinfónicos, op. 13), Ravel ("Mirroirs") e Stravinsky (Suite de "O Pássaro de Fogo").
A programação complementar da "Pianomania" decorre de 13 a 22 de Janeiro e abre com o filme "Thirty-Two Short Films About Glenn Gould", de François Girard, perspetiva do pianista canadiano, sobre a estrutura da obra que o celebrizou: as duas árias e as 30 "Variações Goldberg", de Bach.
No dia seguinte, 14, a pianista portuguesa Joana Gama inicia, às 10h00, a interpretação integral de "Vexations", de Satie, que se estenderá até à meia-noite. A estreia da obra só foi possível em 1963, por iniciativa do compositor John Cage.
O dia 21 é dedicado à pianista Zhu Xiao-Mei, sobrevivente de campos de trabalho e de “reeducação”, na China de Mao Tsé Tung, que superou através da música de Bach, até conseguir exilar-se em França, em 1980.
A Gulbenkian exibe os documentários "Zhu Xiao-Mei: How Bach Defeated Mao" e "Goldberg Variations por Zhu Xiao-Mei", ambos de Paul Smaczny. Entre os dois filmes, haverá uma conversa com Michel Mollard, amigo de Zhu.
A exibição dos filmes "O Pianista", de Roman Polanski, no dia 15, e "O Piano", da Jane Campion, no dia 22, completam a programação paralela.