Os preços dos transportes públicos urbanos de Lisboa e do Porto vão manter-se inalterados no próximo ano, disse à agência Lusa fonte oficial do Ministério do Ambiente.
A notícia de que as tarifas das rodoviárias Carris e STCP, dos metros de Lisboa e Porto e da Transtejo/Soflusa (transporte fluvial) não vão sofrer aumentos em 2016, não havendo sequer lugar a uma actualização em função da taxa de inflação, foi avançada esta tarde nas edições online do "Jornal de Negócios", que citou o ministro João Matos Fernandes, e do Dinheiro Vivo.
Contactado pela Lusa, o gabinete do ministro do Ambiente explicou que os aumentos das tarifas "não se justificam", em função, nomeadamente, da baixa dos preços dos combustíveis, além de o Governo defender "o incremento da mobilidade dos transportes públicos".
Em 2015 as tarifas destes transportes também não sofreram aumentos, enquanto em 2014 o aumento médio do preço dos transportes tinha sido de 1% e no ano anterior de 0,9%.
Segundo o "Jornal de Negócios", em 2012 a subida foi de 5%, depois de em Agosto de 2011 o Governo de Passos Coelho ter decidido um aumento extraordinário destes preços, na ordem dos 15%. Em Janeiro desse ano os títulos dos transportes públicos tinham subido 4,5%.