Há 121 mil pessoas imunes à Covid-19 em Lisboa, revela estudo serológico
31-07-2020 - 13:45
 • Joana Gonçalves

Resultados do primeiro inquérito serológico nacional, conduzido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, revelam que 3,5% da população residente na região de Lisboa e Vale do Tejo já foi infetada pelo novo coronavírus, o valor mais elevado em todo o país.

Cerca 121 mil residentes na região de Lisboa e Vale do Tejo - 3,5% do total da população residente - já foram infetados com o novo coronavírus, de acordo com os dados apurados no primeiro inquérito serológioco nacional Covid-19, realizado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. O valor agora conhecido representa 40% do total de infetados estimados em Portugal.

Entre as diferentes regiões em análise, "a seroprevalência variou entre 1,2% no Alentejo e 3,5% em Lisboa e Vale do Tejo", lê-se no relatório. Os números referentes às restantes regiões do país não são ainda conhecidos.

O mesmo documento revela que cerca 300 mil portugueses já foram infetados com o novo coronavírus, em todo o país, e 44% são assintomáticos.

Os resultados apontam ainda para uma seroprevalência duas vezes mais elevada nos homens que nas mulheres, contrariando os valores conhecidos que apontam para uma diferença de mais de cinco mil casos no género feminino em relação ao masculino.

Neste estudo epidemiológico observacional, de âmbito nacional, foi analisada uma amostra de 2.301 pessoas residentes em Portugal, recrutadas em 96 pontos de colheita de 7 Laboratórios de Patologia Clínica da comunidade associados da ANL e 18 hospitais do SNS, entre 21 de maio e 8 de julho.