Macron quer que os Estados Unidos rejeitem o nacionalismo
25-04-2018 - 21:06

Presidente francês está numa viagem de três dias ao país liderado por Donald Trump.

O presidente francês, Emmanuel Macron, apelou aos Estados Unidos que rejeitem o nacionalismo e envolvam o mundo nesse objetivo, dizendo aos norte-americanos que a economia moderna e os desafios da segurança devem ser partilhados com responsabilidade.

A realizar uma visita de três dias aos Estados Unidos, Macron disse numa reunião do Congresso que o isolacionismo e o nacionalismo são "uma solução tentadora para nossos medos".

O presidente francês disse que o compromisso internacional é a única solução.

"Isto exige - mais do que nunca - que os Estados Unidos desempenhem o seu papel na criação e proteção do mundo livro. Os Estados Unidos inventaram o multilateralismo. E agora têm de ser vocês a preservá-lo e reinventá-lo ", disse ele.

Antes Macron pressionou o presidente Donald Trump a salvar o acordo nuclear do Irão, que Trump criticou duramente, e a encontrar uma nova abordagem que inclua outras preocupações dos EUA e da Europa.

Na terça-feira, os dois líderes comprometeram-se a alcançar medidas mais fortes para conter o Irão, mas Trump não fez nenhuma promessa de permanecer no acordo nuclear de 2015. O presidente norte-americano ameaçou Teerão com retaliação se reiniciasse seu programa nuclear.