O presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, recorreu ao já famoso "hit" de Luis Fonsi e Daddy Yankee, “Despacito”, para apelar ao voto nas eleições para a Assembleia Nacional Constituinte.
No programa “Os Domingos com Maduro”, o presidente Venezuelano divulgou uma adaptação da música cujo o videoclip já conta com mais de 2 mil milhões de visualizações, mas com uma letra de apelo ao voto.
“Despacito, abre bem os olhos e olha para o teu povo. Tens na mão hoje, amanhã e sempre, que são os teus irmãos que que estão à frente (…) Despacito, exerce o teu voto em vez de balas, vê com as tuas ideias sempre em paz e em calma”, é parte da letra que se pode ouvir na versão de Maduro do "hit" do cantor porto-riquenho.
O processo eleitoral do próximo domingo, dia 30 de Julho, elegerá 545 deputados para a assembleia constituinte popular, com poderes para alterar a Lei Fundamental do país.
Convocada a 1 de Maio deste ano com o objectivo de resolver a crise política que já se arrasta à longos meses, a decisão de Maduro tem sido fortemente contestada pela oposição, que acusa o sucessor de Chávez de tentar afastar os seus adeversários, que controlam a Assembleia Nacional.
Pelo menos 97 pessoas morreram desde o início dos protestos, em Abril, na Venezuela.