O CaixaBank informou a Comissão de Valores Espanhola que até este momento não chegou a acordo com o accionista do BPI, Santoro, a holding detida pela angolana Isabel dos Santos.
“Face ao facto relevante publicado no passado dia 2 de Março de 2016 e a determinadas notícias publicadas sobre a sua participação no BPI, o CaixaBank manifesta que à data de hoje não chegou a um acordo com o accionista do BPI, Santoro – Finance Prestação de Serviços, SA”, lê-se no comunicado dos accionistas espanhóis e distribuído pelo BPI junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Neste nota, o banco espanhol admite “continuar a manter contactos com a Santoro, com o objectivo de encontrar uma solução que possa ser aceitável para todas as partes”.
Garante o CaixaBank, neste comunicado, que informará o mercado sobre os resultados destes contactos quando for oportuno.
Se o negócio avançar, o banco espanhol passará, assim, a ser o maior accionista do BPI, que é presidido por Fernando Ulrich.
O negócio avança depois de o Banco Central Europeu ter obrigado Ulrich a reduzir a participação no Banco do Fomento de Angola até ao dia 10 de Abril.
No início deste mês, a agência financeira Bloomberg já dava conta de que o CaixaBank e Isabel dos Santos estavam em conversações para encontrar uma solução para o problema do banco em Angola.