BCP sofreu ciberataque de "hackers" internacionais
03-10-2022 - 17:00
 • Renascença

O acesso às plataformas do BCP está com limitações substanciais, desde o início da tarde desta segunda-feira. A Câmara de Barcelos indicou que também foi alvo de um ciberataque.

O BCP diz que sofreu um ataque informático de "entidades mal intencionadas" que acredita estarem fora do país.

Ao jornal "ECO", o banco conta que está a ser alvo de "intensos e não legítimos" pedidos ao site e às aplicações digitais.

O acesso às plataformas do BCP estão com limitações substanciais, desde o início da tarde desta segunda-feira.

"O banco tomou as medidas necessárias para mitigar os efeitos referidos e a generalidade dos clientes já está a aceder sem dificuldades", refere a entidade, citada pelo "ECO".

O BCP já detetou a origem do problema e que contava restabelecer os serviços "em breve".

Barcelos também sofreu ataque

Também esta segunda-feira, a Câmara de Barcelos indicou que foi alvo de um ciberataque que está a afetar os seus serviços, inclusive o seu site oficial, que se encontra em baixo.

"O Município de Barcelos informa que o seu sistema informático foi vítima de um ataque ransomware, que está a causar graves limitações na operacionalidade do mesmo", lê-se, numa publicação no Facebook oficial da autarquia

O município dá conta que os seus serviços de Divisão de Sistemas de Informação e Monitorização Administrativa estão "a trabalhar no sentido de remedia a situação".

Não há nenhum dado que aponte para uma correlação entre os dois ataques informáticos.