A Cáritas Portuguesa está a apelar à solidariedade dos portugueses, no contexto da sua semana nacional, que vai decorrer entre 28 de fevereiro e 7 de março, para apoiar os seus beneficiários.
A Semana Nacional acontece todos os anos nos dias que antecedem o Dia Cáritas, instituído pela Conferência Episcopal Portuguesa no 3.º domingo da Quaresma, este ano a 7 de março.
Neste contexto a organização sociocaritativa preparou um itinerário para realizar “individualmente, em família ou em comunidade paroquial”.
“Juntos fazemos um caminho de transformação interior, na relação com o mundo e com os outros. Este itinerário é também um gesto de partilha. Todas as doações serão canalizadas para a intervenção nacional das 20 Cáritas Diocesanas”, explica a Cáritas Portuguesa.
A caminha quaresmal tem propostas diárias para “orar, fazer, partilhar e conhecer”, e convida a transformar “a vida, o dia, a indiferença, o mundo” e o “outro”.
De acordo com a Cáritas Portuguesa, entre abril e outubro de 2020, a organização apoiou mais de oito mil pessoas em dificuldades, provocadas pela pandemia de Covid-19.
Os pedidos mais significativos foram para acorrer ao pagamento de despesas de rendas para habitação (63%), despesas relacionadas com a saúde (16%) e pagamento de despesas de eletricidade (10%), num valor que chegou aos 124.500 euros.
Em vales de bens essenciais a Cáritas atribuiu um valor total de 82. 500 euros. Apoios concedidos através da campanha “Inverter a Curva da Pobreza em Portugal”, criada para dar uma resposta direta às vítimas da Covid-19, e da Operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”, realizada nos meses de novembro e dezembro.
A semana nacional é, segundo a instituição da Igreja, “um momento que a Cáritas privilegia, não apenas pela sua dimensão de angariação de verbas que se destinam à ação local de todas as Cáritas diocesanas, mas por ser uma oportunidade de contacto direto com a população, com aqueles que apoiam a missão da Cáritas e, também, em muitas situações, com aqueles que são beneficiários da ação da Cáritas em Portugal”.
Anualmente, a Semana Cáritas representa também o “reforço dos atendimentos sociais” junto da população mais vulnerável e o “reforço das respostas sociais” nos diversos equipamentos, como creches, cantinas, centros de dia, lares, apoio domiciliário, acolhimento temporário de crianças em situação de risco, comunidades de Inserção, apoio a pessoas em situação de sem-abrigo ou a vítimas de violência doméstica.