Japão oferece mais de 700 milhões de euros para apoio a refugiados do Médio Oriente
28-09-2015 - 06:53

Apesar das restritivas medidas do Japão contra as entradas de migrantes, o primeiro-ministro Shinzo Abe decidiu oferecer ajuda financeira para alívio da crise humanitária.

O Japão, que no ano passado só aceitou 11 pedidos de asilo entre cinco mil requerimentos, vai oferecer cerca de 720 milhões de euros para apoio humanitário aos refugiados que fogem da Síria e do Iraque.

Segundo a agência Reuters, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, vai anunciar este novo pacote de ajuda durante o discurso que tem agendado para terça-feira perante as Nações Unidas. Não se sabe se o Japão irá tão longe como aliviar as suas próprias medidas restritas para o acolhimento de refugiados.

A ONU disse na sexta-feira que não está a ver o fluxo de migrantes para a Europa a abrandar, com mais de oito mil chegadas por dia, e que os problemas que os Governos agora enfrentam podem ser apenas “a ponta do icebergue”.

No início deste mês, o Japão anunciou algumas alterações ao seu sistema de acolhimento de refugiados, o que, segundo alguns activistas, dificulta ainda mais o acesso a este país por parte de pessoas em busca de asilo e protecção.