Vem aí muito frio. Massa de ar polar a caminho de Portugal
13-01-2023 - 08:04
 • Olímpia Mairos , com Lusa

O território do continente vai ser afetado por uma superfície frontal fria, prevendo-se, por isso, uma descida dos valores da temperatura, em especial da mínima, que em alguns locais ficará abaixo de zero.

Portugal continental vai ser afetado pela passagem de uma frente fria que vai levar à descida das temperaturas entre os 3 e os 7 graus Celsius até ao início da próxima semana.

Para esta sexta-feira, está prevista precipitação no extremo norte do território, que poderá ser de neve acima dos 800 metros até ao final da manhã.

Depois, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o anticiclone vai ficar localizado a noroeste da Galiza e ficará pelo menos até dia 16 (segunda-feira).

No que toca às temperaturas, vai registar-se uma descida da máxima nas regiões do norte e centro entre 2 e 3 graus.

Segundo o IPMA, a partir de sábado não está prevista nem precipitação, nem queda de neve, mas algum desconforto térmico, devido às baixas temperaturas previstas.

Para o interior norte e centro estão previstas temperaturas mínimas abaixo de zero, como por exemplo na Guarda e em Bragança (-2°C). Em Lisboa, a temperatura mínima deverá rondar os 5°C ou 6°C.

As temperaturas vão descer gradualmente até sábado e depois a partir daí não vão ter grandes variações.

De acordo com o IPMA, esta situação em Portugal continental não tem que ver com a situação que se vive na Europa que tem estado a ser afetada por uma vaga de frio, que já causou pelo menos 60 mortes.

Na Polónia, o país mais afetado, as temperaturas estão a registar valores perto dos -20°C em algumas regiões.

Esta vaga de frio vindo da Escandinávia afeta a Europa desde o fim da semana passada, provocando vítimas em outros países do Leste, como República Checa ou Bulgária, designadamente entre sem abrigos e migrantes, mas também na Macedónia, Bielorrússia ou Itália.