O OnlyFans está a ser investigado no Reino Unido após queixas de que a plataforma não está a fazer o suficiente para impedir que crianças acedam à página e a conteúdos explícitos.
A entidade reguladora das comunicações britânica, Ofcom, está a averiguar se a plataforma cumpre os mecanismos de verificação de idade. O OnlyFans, uma página onde é possível publicar conteúdos e receber 80% dos lucros dos subscritores que pagam para os ver, tem uma idade mínima de 18 anos para utilizadores.
“Depois de revermos as queixas que recebemos do OnlyFans, temos base para suspeitar que a plataforma não implementa medidas de verificação de idade para proteger de forma suficiente os menores de 18 anos de conteúdos pornográficos”, indica o supervisor.
Uma investigação da Reuters, divulgada em março, revelou que existem mais de 120 casos nos EUA e 18 no Reino Unido em que indivíduos alegaram que o seu conteúdo explícito foi partilhado na plataforma sem consentimento.
Na altura, a plataforma respondeu que, nesses casos de utilização indevida dentro da plataforma, “foi removido rapidamente o conteúdo ofensivo” e os utilizadores em causa foram banidos e as acusações em curso apoiadas.