Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
Dois hospitais na China administraram plasma rico em anticorpos, de pessoas que recuperaram da Covid-19, a doentes em estado grave. Os investigadores consideram animadores os primeiros resultados.
A informação está a ser avançada pelo jornal “The Guardian” que adianta que 20 doentes receberam “plasma convalescente” e, após três dias, registaram melhorias significativas.
Segundo Xiaoming Yang, do Centro Nacional de Engenharia e Tecnologia para Vacinas Combinadas, de Wuhan, onde estão 10 doentes testados, esta é uma “promissora opção de salvamento”.
Também Lei Liu, de um hospital de Shenzhen, administrou o mesmo tipo de plasma e, em 10 dias, conseguiu que três dos 10 pacientes largassem o ventilador. Todos os outros melhoraram após as infusões.
No entanto, os especialistas reforçam que, apesar dos bons resultados, ainda é cedo para tirar conclusões definitivas porque a amostra dos dois testes é muito pequena.
Apesar de tudo, a técnica é antiga e o projeto piloto foi já publicado nos Procedimentos da Academia Nacional das Ciências dos Estados Unidos.
A pandemia do novo coronavírus já fez mais de 81 mil mortos e infetou quase 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo.