Governo destaca crescimento do turismo, apesar da concorrência
25-06-2018 - 22:38
 • Ana Carrilho

“Atividade turística está a crescer mais na época baixa e que estamos a conseguir alargar ao longo do território", afirma secretária de Estado Ana Mendes Godinho.

As receitas de turismo continuam a crescer, apesar dos principais concorrentes de Portugal, nomeadamente países do Mediterrâneo, estarem a recuperar. É a resposta da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, aos agentes do setor que vão mostrando preocupações.

A governante esteve na entrega de prémios para os melhores stands da Bola de Turismo de Lisboa (BTL) 2018 e desvalorizou essas preocupações, preferindo lembrar que o turismo nacional está a crescer em valor.

Para a Secretária de Estado do Turismo, só há motivos de satisfação. O setor cresce ao longo de todo o ano e em todo o país. Vai ao encontro da estratégia definida pelo Governo e pelo Turismo de Portugal.

“Continuamos com um crescimento das receitas turísticas acumuladas de 11,8%, entre janeiro e abril. Pergunto qual é a atividade que cresce a 11,8% tendo consciência que muitos dos destinos nossos concorrentes estão com grandes crescimentos”, afirma.

“O que estamos a sentir é que a atividade turística está a crescer mais na época baixa e que estamos a conseguir alargar ao longo do território. As maiores taxas de crescimento estão a acontecer no Alentejo, no Centro, nos Açores, Porto e Norte. Mostra que estamos a conseguir aquilo que é uma parte da nossa estratégia, que a atividade seja cada vez mais sustentável ao longo do ano e do território”, afirma Ana Mendes Godinho.

A opção deve ser também e cada vez mais valor acrescentado e não maior quantidade de turistas, defende a secretária de Estado do Turismo.

Chegam turistas de novos mercados e com maior poder de compra, que contribuem para o aumento das receitas. Compensam a quebra na procura dos britânicos por causa do Brexit. Ainda assim, este mesmo mercado quer qualidade mais elevada que, necessariamente, é mais cara e gera maior receita, revela Ana Mendes Godinho.

Um dos momentos de promoção de Portugal é na BTL, feira de turismo que em 2019 vai ter quatro pavilhões em vez dos habituais três. O ano passado houve lista de espera e há cada vez mais entidades da hotelaria, agentes de viagens e municípios e países que disputam um lugar.

A diretora de feiras da FIL, Fátima Vila Maior, diz que a procura é cada vez maior e a BTL de 2019 vai ser “fantástica”.

Ainda assim, ter mais espaços não é a prioridade. Mas sim, os conteúdos, diz Fátima Vila Maior.

A BTL de 2019 vai decorrer de 13 a 17 de março. Esta segunda-feira, a organização entregou prémios aos melhores stands deste ano. Viseu e Covilhã receberam os prémios de melhor Stand de Programação Público Nacional e Macau, Melhor Stand Internacional. A APAVT - Associação portuguesa das Agências de Viagens e Turismo recebeu o galardão pelo "melhor stand profissional de negócios".