"Pressão avassaladora". Enfermaria e UCI de Vila Franca de Xira com ocupação máxima
19-01-2021 - 18:58
 • Lusa

Unidade tem 146 doentes infetados com o novo coronavírus e destes, 134 estão em enfermaria - mais oito doentes do que a capacidade prevista - e 12 em Cuidados Intensivos, a capacidade máxima prevista.

Veja também:


A pressão dos doentes com Covid-19 no Hospital de Vila Franca de Xira tem sido “avassaladora”, existindo uma ocupação máxima das camas na Unidade de Cuidados Intensivos e superior à prevista em enfermaria, disse esta terça-feira fonte hospitalar citada pela Lusa.

Às 16h00 desta terça-feira estavam internados naquela unidade hospitalar 146 doentes infetados com o novo coronavírus e destes, 134 estavam em enfermaria (mais oito doentes do que a capacidade prevista) e 12 na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), representando a capacidade máxima prevista.

A mesma fonte acrescentou que ao Hospital de Vila Franca de Xira “têm chegado sobretudo” pacientes com SARS-CoV-2 e que a pressão sobre o serviço “tem sido avassaladora”, existindo a necessidade de colocar mais camas do que aquelas que estavam previstas.

Várias unidades hospitalares do país têm dado conta nos últimos dias de uma situação de rutura nos serviços, devido à pressão de doentes internados com Covid-19.

No sentido de dar resposta às necessidades, alguns hospitais estão a transferir doentes para outras unidades de saúde ou a aumentar o número de camas.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.041.289 mortos resultantes de mais de 95,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 9.246 pessoas dos 566.958 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.