O Benfica foi recebido, esta tarde, por Carlos Moedas na Câmara Municipal de Lisboa após a conquista do 38.º título de campeão nacional, mas já com o pensamento no bicampeonato.
Rui Costa, presidente do Benfica, deixa a promessa para a próxima temporada: "Senhor Presidente da Câmara de Lisboa, fica já a promessa de que tudo faremos para voltarmos na próxima temporada".
O dirigente encarnado tomou a palavra no salão nobre dos Paços do Concelho e com dedicatória a Fernando Chalana, lenda do clube que faleceu no verão passado.
"Aos que apoiam nas bancadas e aos muitos milhões que sofrem em casa. Uma dedicatória especial: Fernando Chalana. Meu amigo, meu ídolo, ídolo de todos nós, este título também é teu e também é para ti", atira.
Rui Costa acredita que o título foi merecido e conquistado "pelo Benfica e contra ninguém".
"Estivemos no topo da classificação desde a primeira jornada, ganhámos mais vezes, marcámos mais golos e sofremos menos. Este era um campeonato desejado pelos nosso adepto. Todos juntos conquistamos o título, pelo Benfica, contra ninguém, por nós, pelo Benfica", afirma.
Roger Schmidt foi ainda muito elogiado por Rui Costa, que considerou "o grande obreiro do feito". "Desde o primeiro dia percebeu a nossa história com a frase: "Quem ama o futebol, ama o Benfica", atira.
Aguardado por milhares de adeptos no exterior da câmara, Rui Costa diz que o Benfica "é de Lisboa, mas é também do mundo".
"Dia de glória"
Antes de Rui Costa, o autarca Carlos Moedas, numa "curta mensagem de 15 minutos à Benfica", fala num "dia de glória e para festejar" e deixa uma palavra aos restantes rivais do campeonato.
"Ninguém é campeão sozinho. Toda a glória dos vossos feitos só é possível porque os outros clubes também deram tudo, lutaram, sofreram, deram o corpo à rivalidade saudável, que faz a magia do desporto. Mas no fim só há um que vence, só há um que alcança a glória. Este ano, o Benfica, pela 38ª vez – é obra – parabéns Benfica", atira.
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa elogia ainda "capacidade única de Rui Costa transmitir paixão".
"É a simplicidade que fez dele um grande líder. É um homem que, quando olhamos para os olhos dele, vemos o coração. Ele é isso mesmo. É essa simplicidade dos grandes líderes, que está sempre atrás e ao lado, com a equipa, com os jogadores, como se fosse um deles. O desporto, Rui Costa, deve-lhe muito. Lisboa, deve-lhe muito", termina.